Introdução
Esta é a segunda parte da série "10 dicas de revenda de semijoias", onde abordamos as principais "dores" de quem está iniciando neste negócio e apresentamos dicas sobre como superar estas dores. Se você ainda não acessou o primeiro artigo, te convido a clicar no link abaixo, antes de processeguir neste segundo artigo:
https://www.imagemfolheados.com.br/blog/10-dicas-de-revenda-de-semijoias-parte-1
Como fazer para conquistar meus primeiros clientes? Como superar minhas dificuldades, sendo que nunca vendi nada?
Estas são perguntas que quase sempre todos os iniciantes em revenda de semijoias possuem.
Segue abaixo mais 10 dicas que a Imagem Folheados preparou para você, com a finalidade de te auxiliar a conquistar seu lugar na preferência de seus clientes.
1. Conceda descontos
Conceda descontos, mas somente quando necessário e desde que você não seja prejudicado. Procure trabalhar sempre com o preço cheio e só conceda descontos se o cliente solicitar, mas não se esqueça que o negócio tem que ser interessante para ambos os lados. Tanto para seu cliente como também para você.
2. Sempre ouça o que o seu cliente tem a dizer
Ouvir as necessidades de seu cliente faz com que você saiba exatamente o que realmente ele precisa. Com esta informação, você saberá em quais produtos você deve investir e, com isso, aumentará a eficácia de sua venda, além de satisfazer os gostos de sua clientela, proporcionando a fidelização de seus clientes. É importante satisfazer as necessidades de seu cliente e jamais querer empurrar algum produto nele.
Contudo, muitas vezes é importante ir além do que o cliente pediu e oferecer soluções criativas para atender às suas expectativas. Afinal, um bom profissional sempre busca inovar e surpreender os seus clientes!
3. Tenha sempre alguns produtos à pronta entrega
Vender através de pedido é uma maneira mais certa e econômica de venda, pois manter um grande estoque de produtos pode significar dinheiro parado. Contudo, é aconselhável ter sempre alguns produtos à pronta entrega, mantendo um pequeno estoque, pois seu cliente terá a oportunidade de ver o produto ao vivo, proporcionando ainda mais segurança na compra. Uma boa idéia seria você fazer um acompanhamento dos produtos que você mais vende e montar um pequeno mostruário com estes produtos.
4. Aproveite todas as oportunidades para vender seu produto
Muitos revendedores alcançam excelentes resultados porque aproveitam toda e qualquer ocasião para apresentar seus produtos. Seja em uma viagem, seja em uma comemoração, sempre há um bom motivo para apresentar seus produtos e conquistar novos clientes. Prepare um rápido discurso de venda, o qual poderá ser utilizado em qualquer ocasião. Por exemplo: Quando você se deparar com uma conhecida utilizando uma gargantilha qualquer, você poderia elogiar o produto, dizendo o quanto é bonito e aproveitar a oportunidade para oferecer seus produtos, agendando uma visita.
5. Cuide sempre do seu visual
Passar uma boa impressão ao seu cliente é muito importante. Portanto, mantenha sempre uma boa aparência, cuidando do seu visual para passar credibilidade e segurança ao cliente. É essencial estar bem arrumado, com roupas limpas e apresentáveis. Além disso, é fundamental ter um bom português falado e escrito para transmitir confiança durante as conversas. Sem contar que é sempre legal ter um sorriso no rosto!
6. Esteja preparado para as objeções do cliente
É comum que seu cliente apresente algumas objeções durante seu discurso de venda, as quais na maioria das vezes são desculpas para não comprar naquele determinado momento. Faça uma lista das principais objeções de seus clientes, analise e estude meios de contornar cada objeção apresentada, sempre se lembrando de apresentar as vantagens em adquirir os produtos que está revendendo.
7. Seja persistente na hora de vender, mas sem exagero
Muitas vezes, na hora da venda, é necessário tentar persuadir o cliente com bons argumentos sobre seu produto, preços, vantagens, etc. Entretanto, deve-se usar o bom senso para não ser chato demais e acabar espantando o cliente.
8. Não se deixa abalar pelo primeiro "não"
Como revendedor, você deve se acostumar a ouvir o "não" como resposta. Ao invés de se abalar com isso, você deve refletir em que ponto você pode melhorar, a fim de ouvir mais “sim” como resposta. Quando receber um "não", tente analisar friamente os motivos pelos quais ele foi dado. Talvez haja algo que você possa mudar na sua apresentação, no seu produto ou até mesmo na forma como está vendendo para tornar a experiência mais agradável e positiva para o cliente. Lembre-se: um "não" é apenas uma porta fechada temporariamente. Basta encontrar a chave certa para abri-la novamente!
9. Abra sua mente para novas ideias
Mesmo sendo um vendedor experiente, nunca acredite que você já sabe de tudo. Tenha a mente aberta para ouvir com atenção a história de outros profissionais em vendas. Sempre há alguma dica a ser aprendida.
10. Ética profissional
Seja ético e não fale mal dos concorrentes. Conheça bem seus concorrentes, bem como sua estratégias, mas jamais fale mal deles, pois manter a ética também é fundamental para seus negócios.
Conclusão
Esperamos que tenha gostado destas dicas e que elas possam lhe ser úteis.
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Em breve já disponibilizaremos a terceira parte desta série.
Um forte abraço!
Muito sucesso para você!