Introdução
Vender é uma arte! Porém é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que tenha real interesse em ser um revendedor de sucesso.
Não é tão difícil ser um bom revendedor de seminjoias. No entanto, saber como encantar seu cliente é o ponto crucial para o desenvolvimento de qualquer revendedor e certas táticas são indispensáveis para que se alcance bons resultados.
Conhecendo estas táticas, você estará preparado para fazer com que seu cliente crie um laço “indestrutível” com você (seu fornecedor), bem como também com as semijoias que você oferece.
Este artigo, onde descrevemos 10 maneiras de encantar seu cliente de semojoias, foi elaborado justamente para focar o seu conhecimento neste assunto, que é de suma importância para o crescimento de qualquer revendedor.
1. Valorize seu cliente
Durante seu discurso de venda é imprescindível que seu cliente se sinta importante e único. Faça elogios sinceros (mas não exagerados). Mostre-se prestativo e lembre-se que o valor de um cliente vai muito além do valor de sua primeira compra. Um bom atendimento, carinho e respeito podem fazer com que ele volte sempre a comprar com você. Lembre-se: os clientes satisfeitos espalham a boa palavra e indicam seus serviços para outras pessoas!
2. Se coloque no lugar de seu cliente
Obviamente queremos sempre o melhor para nós. Portanto, atender seu cliente da maneira que você gostaria de ser atendido, certamente fará uma grande diferença. Procure se lembrar de lugares que você foi bem atendido e que acabou virando cliente.
Lembre-se das táticas e argumentos utilizados por estes vendedores, que te atenderam tão bem, a ponto de te conquistarem. Lembre-se de estabelecimentos que você gosta de comprar, mesmo pagando um pouco mais caro, certamente por causa do bom atendimento. Reúna tudo o que te encantou em relação ao atendimento e utilize com seus clientes de semijoias. Certamente isso irá encantá-los da mesma maneira que te encantou.
3. Conheça bem o seu cliente
Conhecer as preferências de seu cliente, vai facilitar todo o processo de venda. Digamos que você esteja fazendo um primeiro contato com um futuro cliente. Procure neste primeiro contato, tirar o máximo de informação sobre os gostos e desejos deste cliente em relação às semijoias e folheados que você oferece (é até aconselhável anotar tudo depois). É importante que você saiba ouvir e fazer perguntas. Mesmo que nesta ocasião você não consiga vender nada para este cliente, em uma ocasião futura, você poderá oferecer a este cliente, exatamente o que ele procura. A probabilidade deste novo contato se converter em uma venda será muito grande! Além do fato de que seu cliente se sentirá importante ao notar que você se preocupou em atendê-lo exatamente da maneira que ele deseja.
4. Simpatia e confiança
Ao abordar o seu cliente e iniciar seu discurso de venda, transmita toda a sua simpatia, demonstrando real afeição com o seu cliente, deixando bem claro sua disponibilidade para tudo o que seu cliente precisa. Ao mesmo tempo você deve também transmitir segurança e confiança sobre o que você tem a oferecer. É importante nesta etapa, que seu cliente perceba o quanto você pode ajudá-lo naquilo que ele mais precisa e note também que você é uma pessoa confiável e segura sobre aquilo que está falando.
5. Personalize o atendimento
É claro que é bastante conveniente que tenhamos um discurso de venda previamente preparado. Isso facilita muito a vida do revendedor. No entanto, não podemos nos esquecer de que cada cliente tem sua individualidade e quer ser tratado da melhor forma possível.
Personalizar o atendimento é atender de forma diferente e exclusiva cada cliente, levando em consideração seus gostos pessoais, maneira de falar, de agir, de se vestir, etc. Mais uma vez se destaca aqui a importância de saber ouvir seus clientes. Seja um exímio observador e mais uma vez faça com que seu cliente se sinta único e exclusivo. Isso te permite entender melhor as necessidades deles e oferecer um serviço que vá além do esperado. Com um atendimento personalizado, você demonstra que realmente se importa com os clientes e está disposto a fazer o possível para satisfazê-los.
6. Pós venda eficiente
Mantenha um relacionamento duradouro com seus clientes. Após ter concretizado qualquer venda, procure estar sempre por perto de seu cliente, seja para tirar dúvidas, seja para saber se ele está gostando do produto ou até mesmo para saber se está precisando de algo mais. Mostre ao seu cliente sua total disponibilidade e faça com que seu cliente se sinta totalmente assistido.
É importante manter uma boa comunicação e um bom relacionamento com os clientes, pois assim você demonstra que realmente se importa com eles e que quer continuar a fazer negócios com eles no futuro. Além disso, é uma ótima forma de construir a sua reputação no mercado.
7. Surpreenda seu cliente
O “elemento surpresa” fará com que seu cliente se lembre de você e não do seu concorrente. Explorando este fator emocional você pode dar uma razão a mais para que os clientes deem preferência aos seus produtos e não aos dos outros. Seja criativo. Ofereça algo que seu cliente não esperava. Se a situação assim permitir, você pode investir em brindes e outras ofertas ou bônus. Supere as expectativas de seu cliente!
O mundo está cada vez mais competitivo e concorrência é o que não falta. Por isso, é importante buscar sempre inovar e oferecer algo diferente para os consumidores. Segundo especialistas, o elemento surpresa é capaz de despertar emoções positivas nos clientes, fazendo com que eles se lembrem de você por muito tempo.
8. Honestidade e transparência
Seu cliente irá apreciar seu atendimento se ele notar que você é uma pessoa honesta, sincera e transparente. Jamais prometa ao seu cliente algo que não possa cumprir. Fale sempre a verdade sobre o produto que está vendendo. Caso lhe seja solicitado, dê sempre sugestões sinceras sobre os produtos e jamais minta para o seu cliente com o intuito de “empurrar” um produto “encalhado”.
Lembre-se que a confiança é primordial para manter a fidelidade do cliente com você. Isso te ajudará a construir uma boa reputação no mercado e manter um relacionamento duradouro com os clientes. Além de demonstrar credibilidade na relação comercial, o que é contribui para construir um bom relacionamento com os clientes.
9. Pontualidade
Lembre-se sempre da frase “A primeira impressão é a que fica.” E, para passar uma boa impressão ao seu cliente, seja sempre um vendedor pontual com os compromissos agendados com seu cliente. Você certamente estará passando lhe passando ainda mais credibilidade. Além disso, demonstra responsabilidade e seriedade naquilo que se propõe a fazer, bem como respeito pelo tempo do outro.
10. Não objetive apenas a venda
No momento da venda não pense exclusivamente no dinheiro do cliente e nos ganhos que esta venda pode representar para você. Procure entender as reais necessidades de seu cliente e, diante deste entendimento, ofereça o melhor produto para este cliente e não necessariamente o mais caro.
Quando você se preocupa em solucionar o problema do cliente (e não somente em vender), ele percebe que você quer ir além da venda. Isso garante, além do fechamento da venda, um laço de confiança entre seu cliente e você. Vender bem significa criar laços entre o cliente e o fornecedor, garantindo vendas futuras.
Conclusão
E para finalizar, quero deixar um dica final: Invista sempre no relacionamento com seu cliente e esteja focado sempre na solução.
Cliente feliz é sinônimo de cliente fiel!
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Um grande abraço e até nosso próximo artigo!